sábado, 18 de agosto de 2007

cultura.

"Bezerra de Menezes", primeiro longa cearense, lança trailer

No último dia 16, o filme "Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres" teve seu trailer apresentado em uma exibição inédita no Espaço Unibanco no Centro Dragão do Mar. Dirigido por Glauber Filho e Joe Pimentel, o filme, que é o primeiro longa cearense de época, está em fase de finalização. Carlos Vereza (foto) interpreta Bezerra de Menezes, ao lado de artistas da cena local e atores como Lúcio Mauro, Caio Blat, Nanda Costa e Paulo Goulart Filho.


O filme é um documentário que conta a vida do médico cearense através de passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de sua obra. Permeando o universo sertanejo, forte cenário na infância e adolescência do protagonista, bem como suas conquistas ao longo da vida, a produção teve um enorme cuidado com a reconstituição fiel do séc. XIX. Luciano Klein, biógrafo do próprio Bezerra de Menezes, assinou o roteiro ao lado de Glauber Filho e contribuiu bastante na parte histórica do longa.

A questão espírita está bastante presente na produção. Fato inevitável, visto que Bezerra de Menezes é uma das referências espíritas no Ceará, sendo reconhecido inclusive fora do Brasil (inclusive, até mais). Vale ressaltar que o filme não toma partido da religião espírita, e sim, preocupa-se em retratar a pessoa que Bezerra de Menezes foi, resgatando sua memória. A cultura de paz praticada cotidianamente pelo Médico dos Pobres está viva e muito bem lembrada, explicando o real motivo pelo qual Bezerra de Menezes ganhou tanto prestígio e é relembrado até os dias de hoje.

"Bezerra de Menezes - O Médico dos Pobres" teve suas filmagens iniciadas em maio deste ano e está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2007.

2 comentários:

Encarne disse...

só pra dizer q a minha namorada e minha vocalista estão no filme tb. rsrsrs
bjocas pra vcs.
Gustavo Portela

Isaac Guerreiro Caúla disse...

Mui bom e só pra constar Luciano Klein é amigo do papai hehehehe

;p
tbm se num fosse né, espírita e no Ceará.. tem nem pra onde correr